TESE SOBRE POSTAS
Aki está o texto há mto reclamado neste blog e que consegui recuperar da perdida irmandade da posta. O texto foi escrito há cerca de 2 anos. Espero que gostem:
I- Introdução
com toda a legitimidade concedida pelo guardião e já mítico capitão escarra desejo anunciar aqui que pretendo utilizar este espaço para escrever "poia" aos quilos e vender ao preço do litro...antes de mais nada inicio este meu discurso, essencial para a sobrevivencia dos kiwis da nova zelandia, por zelar que todos vocês, pescadores, soltem 2 'Ió Égua!'s e 5 'Tou-ma Riré's diaramente pois o vosso espirito irá atingir, ao fim de alguns meses de prática, um estado de sanidade profundo e altamente autónomo ao ponto de evocar velhas experiencias futuras numa realidade próspera em dimensão estável (também conhecido apenas por estado "com cartomancia" uma espécie de nirvana em analogia ao budismo). para alem disso peço-vos que, após este esclarecimente breve, não vos falte vontade de atear fogo em peças de fruta ambulantes (sem querer, claro, referir nomes) e também parar com a chacina animal de individuos peculiares tambem conhecidos por "jokers" que deambulam um pouco pelas ruas desta cidade e cujos lábios e maxilares provocam uma onda de destruiçao e aberração. este discurso serve também para relembrar, aos nossos mais fieis seguidores, a defesa da causa do "ajeitamento" do prepúcio (que ainda hoje se mantém clandestina) e a causa do abafamento de sinais de trânsito na cidade de coimbra de forma a podermos ter o fruto de toda a arte postulatoria e, assim, podermos expandir papaias por essa globalidade fora...quero também relembrar a todos os nossos leitores que os individuos indesejáveis da sociedade devem ser punidos com a pena a variar entre 1 ameaça do tipo 'nao doi..!' e a aplicação de 37 murros no nariz do indesejado.
II- A Posta Espontânea
os canones da posta espontânea surgem com 1 movimento que abalou o país, mais propriamente, o aparecimento de personagens 'esquisitas', 'irritantes' ou até mesmo 'impossiveis' em meados da decada de 90 apelidadas normalmente de "serranos" (os termos "sopeiros" , "brolhos" ou "broeiros" aparecem com o desenrolar do tempo e possuem praticamente o mesmo significado). por esta data, frases como 'oubistes!?', 'prontos!', 'hades bere!' ou 'mardonde?' eram bastantes comuns e desde logo fizeram-se sentir no seio de uma juventude que ultrapassava uma época de aceitação difícil (com especial destaque para a geração de '86 integralmente incluida na dita juventude). com o passar do tempo, os "serranos" acabariam por passar a ser uma especie de grupo restrito (mas nunca excluidos...atenção!!) caracterizado pela troca de 'b's por 'v's nas palavras e por 1 grau de histeria muito acima do normal que lhes fazia prolongar grande parte das vogais das palavras fazendo, por exemplo, 'comer' soar como 'cuméré'. este grupo mítico que nos marcou todos (grupo este que inclui seres como andreia sofia, rubén tiago ou mesmo pedro aveleira, tb conhecido por "abeleira") introduziu no nosso quotidiano frases eternas como: 'ió égua!', 'tou-ma riré!?', 'mãe, qeq é o cumere!?', 'parecé um estendalé!', 'parecé umá ferrádurá!' ou '3 bê 9..binte-sété!'
podemos dizer que este mitico grupo foi essencial para o aparecimento da posta espontanea (que hoje é o tipo de posta mais utilizado) visto que ela segue os cânones do "serranismo" iniciado na decada de 90. como evolução autónoma do "serranismo" e, através de autores ("não-serranos") de postas espontaneas, surgiram novas orações no quotidiano desta geração como é o caso das seguintes:
'eh mula!'
'eh tecnico!'
'ja bais!?'
'bira mane!'
'bai à bolta!'
'q xeiró binhu!'
'eram logo 2 duma encadeadá!'
'está bibuuuu!'
'ja tas masturbaré!'
'olha a taberna!'
'weh rubyana!'
'q belo repastó!'
'bai ordenhar o cao!'
'oi gado!'
'mineeeeeeiiiiroooo'
'nepiáááá!'
'ba la bere!'
'bem a mãe! não bou não gosto d coubes!'
'ai daduzzzzzzz!'
'té parece berdééééé!'
'roubaram-nos a lenha! acabou-se o negóció! bamus faliré!'
III- A Posta Grotesca
este tipo de postas, como o próprio nome indica caracteriza-se pela distorção de termos, falta de conteúdo relevante e anormalidade de volume estereofónico. servem essencialmente para preencher o ar circundante e provocam em pessoas não familiarizadas um sentimento de estranheza subita devido a serem bastante inesperadas. recuando no passado, o caminho percorrido pela posta grotesca é 1 caminho obscuro, não se atribui a nenhum individuo a criação e implementação deste genero de posta no seio da sociedade. existem teorias para a sua criação, análogas a criação do universo. por exemplo o "big bang" em que se defende que existiu 1 condensação de pensamentos caóticos e incertos em torno de 1 especie de nucleo postal grotesco e que explodiu quando chegou ao limite de resistencia auditiva saindo assim a posta grotesca por essas ruas foras. por outro lado, também se defende a teoria "divina", na qual se diz que existiu um criador da posta grotesca e que, através do seu árduo trabalho e generosidade, espalhou este tipo de posta pela cidade. de qualquer das maneiras, a verdade é que a posta grotesca está aí e tem os seus contornos próprios. pudemos adiantar que é 1 genero de posta recente que não possui mais do que 4 ou 5 anos. como exemplos de postas grotescas temos:
'rimóóóóóó...!'
'kaggat...!'
'limpat...!'
'limbus...!'
'tapaum...!'
'sus...!'
'fraggat...!'
'segafreeeedo...!'
'aaaaaaaaaachaaaaaaaaasssss...!?'
'descuuuuuuuuuulpa....!'
'scala...!'
'estááááááááá beeeeeeem....!'
'morcela...?'
'capitão américa...!'
'lanche!!'
'garrafões de binhhhuuuu!'
'albino!....alcino!'
'hmmmm.....contentor!'
'hmmmm...bira!'
'weh laaaa!'
'borguê?'
'nhacas...!'
IV- A Posta Absurda
a posta absurda dispensa apresentações. é, provavelmente, o género de posta que possui maior genialidade e necessita maior grau de cartomancia (iluminação nao chega..). possui utilidade extrema no dia-a-dia, principalmente em termos de desconversação. algumas destas postas tambem podem ser utilizadas para artificializar a componente retórica do discurso oral. chega-nos em meados da década de 90 (lado a lado com a posta espontanea) e possuiu grandes seguidores como joão mota, joão gonçalves ou josé guilherme martins (todos eles ainda no activo) praticantes, entre outros, a tempo inteiro desta modalidade de posta. as reacções a este tipo de posta são várias. sendo bem aplicada o objectivo final do orador é quase sempre atingido. na maior partes das ocasiões esse objectivo é silenciar o interlocutor ou levá-lo a desistir da sua ideia inicial de ter um diálogo coerente. para pessoas não familiarizadas a reacção do desprezo é bastante comum. a necessidade de criação deste género de postas surgiu obviamente devido a uma falta de discurso incoerente e desinteressante dentro da sociedade que levou a uma reacção negativa por parte de uma juventude afectada pela comida de plástico, séries televisivas e revistas cor-de-rosas. em seguida listamos algumas postas absurdas que nos marcaram inexoravelmente:
'sabes quem é que vi hoje?'
'não faço questão...'
'não...estou bem, obrigado.'
'já ligaste o burgalhómetro?'
'vira-te pra frente!'
'concorda ou semcorda..'
'cá estamos.'
'mai nada?'
'e agora, queres falar sobre isso?'
'pois..e tal.'
'pois..não estudas!'
'há febras ou não há febras?'
'tas-ma olhar de esguelha?'
'qeq chamaste à minha mãe?'
'então...e gostas de cá estar?'
'esta meloa..está verde..'
'olha...1 potro!'
'pósteres de papel de embrulho e açafrão'
'já pagaste a cota do leite?'
'essa veio do fundo do oceano..'
'impecabel! nunca me falhaste!'
'já morrias tanto..'
'morre praí...'
'morresses...'
'mas tem 1 carrão!'
'sburgantimbi' (evolução de 'sbibi', evolução de 'sbem', evolução de 'tass bem', evolução de 'está-se bem')
V- Conclusão
é essencial a pratica postífrica diária. devemos lutar por um nível de cartomancia elevado. existem tentativas falhadas de elementos exteriores que não foram admitidos nesta irmandade e que acabaram por caír no rídiculo (como é o caso do autor de expressões como 'bolacha americana!' e 'timóteo!'). desde sempre se verificou que a atitude postífrica segue o seu caminho juntamente com a realização de fronhas. desde já sugiro a que alguém desenvolva uma tese sobre fronhas. a arte postulatória é maravilhosa e ajuda imenso a aliviar o espírito, dêem a conhecer as vossas postas por esse mundo fora! pretendo acabar este discurso breve apelando à reflexão da causa internacional do isolamento do tremoço.
até qq dia!
DavidBSP
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home